vigilância sanitária

Uma tonelada de alimentos impróprios para consumo é apreendida pela prefeitura

Joyce Noronha

Uma força tarefa da prefeitura, com apoio de órgão de Saúde e Segurança, fez inspeções 15 estabelecimentos, entre terça e quarta-feira, que resultou na apreensão de aproximadamente uma tonelada de alimentos impróprios para consumo. A maior parte dos gêneros alimentícios apreendidos são cortes de carnes sem procedência e sem inspeção sanitária. Contudo, a prefeitura não divulga o nome dos estabelecimentos de onde os produtos foram retirados.

Escola de Santa Maria arrecadou materiais plásticos para reciclagem

O superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, apenas diz que as vistorias foram realizadas em açougues, mercados, supermercados e em depósitos de alimentos. Ele explica que esta ação é cotidiana para o setor de Vigilância Sanitária, que agora tem reforçado as inspeções por causa do surto de toxoplasmose.

Streb salienta a importância de a população seguir as recomendações dos órgãos de saúde sobre alimentação e higiene.

_ Estamos dando uma atenção muito ampliada a todos os possíveis focos de contaminação, não só de toxoplasmose, mas de qualquer coisa que apresente riscos à população _ diz o superintendente em Vigilância Sanitária.

CONSEQUÊNCIAS
Durante a operação, foram lavrados dez autos de infração e nove apreensões. Ainda, foram registradas duas prisões em flagrante, sendo uma delas, da responsável técnica de um açougue, por crime contra as relações de consumo. 

Transporte público continua com horários alternativos até domingo em Santa Maria

O destino final dos produtos apreendidos é regulamentado e cumprido de acordo com a legislação. Segundo Streb, os alimentos podem ser encaminhados para a alimentação animal, desde que siga as normas da Vigilância Sanitária, ou são incinerados.

As inspeções foram coordenadas Vigilância Sanitária do município e do Serviço de Inspeção Municipal, com apoio da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI), contando com a escolta da Polícia Militar e Polícia Civil.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Depois de 10 dias de greve, como ficam os serviços em Santa Maria Anterior

Depois de 10 dias de greve, como ficam os serviços em Santa Maria

Uma tonelada de alimentos impróprios para consumo é apreendida em Santa Maria Próximo

Uma tonelada de alimentos impróprios para consumo é apreendida em Santa Maria

Geral